sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Super Macacos em Bolas

É um título estranho, sem dúvida. Parece até nome de desenho infantil americano mal-traduzido. Mas é quase isso. Trata-se de uma série de jogos produzidos pela SEGA e protagonizados pelo macaco AiAi. O nome original da série? Super Monkey Ball. Daí, Super Macacos em Bolas. E essa tradução tem tudo a ver com o jogo.

Em SMB (Super Monkey Ball, não Super Mario Bros.), o jogador escolhe um de vários macacos extremamente fofoinhos, que usam enormes bolas transparentes como seu meio de transporte. Até aí, nada de mais, e justifica bem o nome. Mas o diferencial dessa série é que você não controla diretamente os personagens. Você controla o cenário ao redor deles.

Exatamente. Em momento algum você possui real controle sobre os macacos, exceto em alguns games da série, onde é possível fazê-los pular. Em vez disso, você inclina o cenário - como se fosse uma enorme mesa flutuante, cheia de obstáculos - e o pobre AiAi (ou um de seus amigos) é literalmente rolado ladeira abaixo. O objetivo do game? Rolar até o final da fase antes que o tempo acabe, coletando bananas para ganhar pontos e evitando cair a todo custo.
A série fez, e faz até hoje, um enorme sucesso no mundo todo, com versões para diferentes plataformas. Em todas elas, porém, o esquema é o mesmo: controlar os personagens fazendo-os seguir o cenário. "E o que isso tem a ver com a minha vida?", você pergunta.

Bem, basicamente, duas coisas:
1ª: É um ótimo jogo para se divertir sozinho ou com os amigos. Garanto que você passará horas, dias, meses e até anos tentando fechar todas as fases. Sim, algumas têm essa dificuldade.
2ª: Existem pessoas que se comportam exatamente como os personagens do jogo. E tenho certeza que você conhece alguém assim, porque elas estão em todo lugar.

São pessoas que não têm controle sobre o que fazem. Vivem como se estivessem dentro de uma bola, vulneráveis a qualquer alteração do terreno em que estão. Pior ainda: vulneráveis a qualquer manipulação por parte de outras pessoas. São as famosas maria-vai-com-as-outras.

Se uma banda faz sucesso, elas começam a ouvir todas as músicas da banda. Começam a se vestir igual à banda e a agir do mesmo jeito que a banda age. Mas se, após um tempo, como é bastante comum no meio artístico hoje, essa banda é substituída por outra, completamente diferente, as pessoas logo esquecem dela e adotam as músicas e o estilo de vida da nova moda.

Aliás, são escravas da moda. Gastam fortunas em roupas que não usarão por mais de três ou quatro vezes - e que serão abandonadas no fundo do guarda-roupa mesmo estando em boas condições de uso. Apenas por não estarem mais na moda.

Seguem sempre a maioria. Mesmo que a maioria vá contra toda a educação que elas receberam dos pais. Tudo o que elas acreditam. Mesmo sabendo que pra onde a maioria está indo não é um lugar onde elas gostariam de estar.

Resumindo, são pessoas que, embora nunca tenham ouvido falar em Super Monkey Ball, são exatamente iguais ao AiAi e seus amigos: queridos em todo lugar, mas ao custo da própria liberdade. Bem, o AiAi tem a inteligência de um macaco. Qual é a desculpa dessas pessoas?

Um comentário:

  1. Bruno, desta vez voce arrasou... gostei.
    Não tenho nem o que falar... esta completo.

    ResponderExcluir