quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lucario

Lucario, o Pokémon Aura. Possui a habilidade de sentir a aura de todas as coisas. É capaz de entender a fala humana. Sintonizando a aura que emana de outros, ele pode ler seus pensamentos e prever seus movimentos.
Antes de começarmos a nos aprofundar no estudo deste grande Pokémon chamado Lucario, precisamo entender o que vem a ser "aura". Ouvimos muito falar sobre isso, sem dúvida, mas o que é exatamente? Com a palavra, Wikipedia.
aura, segundo várias religiões e tradições esotéricas, é um elemento etéreo, imaterial, que emana e envolve seres ou objetos; é, por vezes, também considerada como um atributo inerente aos seres vivos.
A forma e a cor da aura refletem o estado físico, mental e emocional da pessoa. Problemas de ordem física e/ou psicológica, ao alimentar sentimentos negativos, dariam à aura uma cor escura, como o marrom; cores claras significariam que a pessoa goza de boa saúde emocional. Estados emocionais semi-conscientes teriam maior propensão a projetar um halo luminoso, de uma distância de alguns centímetros até um metro do corpo, o que cria um efeito de campo detectável por quem esteja próximo, uma explicação para produção de simpatias ou antipatias, aparentemente gratuitas, mas que são efeitos de um fenômeno similar à influência de um campo magnético.
Bem, agora voltando ao assunto do Lucario.

Apesar de outros Pokémon também poderem usar aura, Lucario acabou sendo mais conhecido por causa de um dos filmes da série. Além de poder usar a aura como uma forma de defesa, prevendo os movimentos de seus oponentes, Lucario também pode usá-la para atacar, acumulando a energia e lançando-a para atingir o inimigo. O ataque mais famoso que envolvendo aura é o chamado Aura Sphere (em português: Esfera de Aura), que embora não seja particularmente poderoso por si só, possui a propriedade de sempre acertar o alvo.

Mas por que, vocês devem estar se perguntando (ou não) eu estou falando tudo isso sobre o Lucario sabendo que a série Pokémon não é - ao menos atualmente - uma grande coisa entre a maioria dos jovens brasileiros? A resposta é simples: porque o que nos importa aqui não é o Lucario, nem a série Pokémon, mas sim: a aura.
Quero deixar claro: não acredito que alguém tenha o poder de "enxergar", literalmente, a aura de uma pessoa. Muito menos de usar sua própria aura e transmiti-la a outros voluntariamente, seja para ajudar ou para atacar, como é tão mostrado em certos animes. Por outro lado, é inegável que nossa aura influencia aqueles ao nosso redor.
Vemos isso todos os dias: quando um amigo se aproxima de nós, na hora podemos saber como ele está se sentindo, sem ser necessário falar nada. Também é possível se alegrar (ou se incomodar) com a simples presença de alguém ao nosso lado. Mesmo entre desconhecidos isso acontece. E nem é preciso ser um especialista em comportamento humano: algumas pessoas impõem sua aura autoritariamente onde quer que passem.
Mas o convite que eu quero fazer a vocês hoje é o seguinte: que tal prestarmos mais atenção à aura das pessoas ao nosso redor? Poderemos reconhecer aqueles que precisam de nossa ajuda, de nossa atenção... e exercitarmos nossa empatia, que em muitos anda a níveis alarmantemente baixos. Não garanto que poderemos nos tornar um Sir Aaron da vida (um treinador que, assim como seu Lucario, podia usar aura), mas certamente estaremos mais preparados para encarar pessoas necessitadas, ajudar aqueles menos favorecidos... e evitar contrariar pais e professores quando eles estiverem num dia ruim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário