quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Lua do Mundo

Não, não é um erro de digitação. É realmente "Lua", não "Luz", embora este último costume ser mais conhecido.

Quando Jesus diz que nós, cristãos, devemos ser "a luz do mundo", temos a tendência de achar que nosso dever é ser uma fonte de luz para aqueles ao nosso redor. Mas não é exatamente assim que a coisa funciona.

Claro que devemos iluminar aqueles que ainda estão nas trevas. Mas muitas vezes, caímos no erro de achar que esse "iluminar" deve vir de nossa própria luz. E aí eu pergunto: que luz?

Não nego que nós tenhamos luz. Todas as pessoas têm a sua própria luz, aquela que vem de suas ideias, de seus ideais, de suas crenças e convicções. Mas essa luz nem sempre é suficiente para de fato iluminar muita coisa. Então, que luz deve ser essa?

Se olharmos para o céu, teremos a resposta. Existem basicamente três fontes luminosas no céu: o sol, a lua e as estrelas. Vamos examinar cada uma delas:


A-) O Sol. Nosso astro-rei. Nossa principal fonte luminosa. O grande responsável pela Terra ter condições de abrigar a vida como nós a conhecemos.

Se formos fazer uma comparação, o sol seria Deus. Afinal, Ele também é a principal fonte de luz de nossas vidas.

B-) As estrelas. Assim como o sol (que também é uma estrela, aliás), produzem sua própria luz. Mas devido à enorme distância da Terra, essa luz se torna tão fraca que quase não tem efeito por aqui - a menos que se junte dezenas de estrelas.

Em nossa comparação, a luz das estrelas é a nossa luz. É até útil, e funciona bem para nós mesmos, mas não é o suficiente para iluminar aqueles ao nosso redor.

C-) A lua. O único dos nossos exemplos que não emite luz própria. Em vez disso, ela apenas reflete a luz do sol. Mas por causa de sua proximidade com o nosso planeta, esse reflexo se torna mais evidente do que a luz das estrelas - fazendo com que a lua possa ser vista inclusive durante o dia.

Essa é a luz que nós devemos ter, daí o nome do post: "A Lua do Mundo".

Para sermos a luz do mundo, precisamos ser lua. Ou seja, refletir a luz do sol, antes de tentarmos emitir luz própria. Devemos refletir a luz de Deus se quisermos iluminar a vida daqueles ao nosso redor.

A luz das estrelas se apaga durante o dia, pois a luz do sol é forte demais comparado a elas e as ofusca. A luz da lua, ao contrário, ainda pode ser vista, pois ela própria é um reflexo da luz do sol.

Se nós insistirmos em ser como estrelas, acabaremos ofuscados quando o sol aparecer. E todos aqueles que confiavam em nossa luz ficarão desamparados. Mas se formos como a lua, nós estaremos preparando o terreno para a chegada do sol. E quando ele vier, as pessoas já estarão prontas, pois já viram uma parte dele em nós.

Que tipo de luz nós temos sido no mundo?

2 comentários:

  1. EU, PENSO COMIGO... """(ROSE PENSANDO)"""
    ...EM MUITOS MOMENTOS DE MINHA VIDA JÁ FUI LUA, MAS AGORA APÓS LER ESTE POST:
    """(ROSE PENSANDO)"""
    EU QUERO SER LUA...
    VOU MELHORAR CADA VEZ MAIS ESSE LADO LUA, QUE É SÓ MEU...
    VOCE BRUNO JA TEM O SEU.

    ResponderExcluir