terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Movendo os móveis

Uma das experiências mais surreais por que eu passei no final do último ano foi me desfazer de um companheiro que estava comigo desde... bem, quase desde que eu me lembre. Sim, no mês passado, após anos e anos e anos (e mais alguns anos), eu finalmente troquei meu guarda-roupa. Não apenas isso; adquiri também um armário para guardar meus livros e revistas, algo que eu já vinha pensando há algum tempo. Com isso, eu descobri três coisas:
  1. Escolher um guarda-roupa novo é mais difícil do que parece (a menos que você reduza as opções a apenas duas e tire cara ou coroa entre elas);
  2. Preciso de mais um armário para guardar meus livros e revistas, pois só aquele quase não foi suficiente;
  3. Às vezes, por mais que estejamos acostumados ao antigo, é necessário mudar para que algo novo possa vir.
Existem situações em que sentimos a necessidade da mudança. Em que percebemos que, do jeito que nossa vida está, não é possível continuar. E aí vamos atrás da mudança que queremos ver. Mas muitas vezes, torna-se algo tão difícil que desistimos e, quando percebemos, estamos de volta à estaca zero. Afinal, de onde vem toda a dificuldade?

A dificuldade vem do fato de que queremos apenas coisas novas, sem abandonar as antigas. Mas da mesma forma que, quando compramos um móvel novo, temos que nos desfazer do móvel antigo, também precisamos "abrir espaço" dentro de nós se quisermos receber uma nova vida. E como abrimos esse espaço? Nos desfazendo daquilo que é velho. E isso é uma das coisas mais difíceis e trabalhosas pelas quais podemos passar.

Já dizia o sábio que "velhos hábitos são difíceis de abandonar". Isso é verdade. E a dificuldade aumenta na mesma proporção em que nós tomamos consciência da necessidade de mudar. Como se fosse um cachorrinho que nos seguiu até o nosso apartamento e, quanto mais insistimos em tentar nos desfazer dele, mais ele se mostra a coisa mais fofa do mundo, apenas para que mudemos de ideia.

Sim, é difícil abandonar velhos hábitos, velhas ideias, velhas crenças. Mas é necessário, se quisermos realmente mudar. Ou fazemos isso, ou ficaremos em cima do muro, indecisos entre o velho e o novo. E uma coisa interessante a respeito dos muros é que, quando menos se espera, você pode cair lá de cima. Se isso acontecer, apenas reze para que não seja do lado das coisas velhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário