terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Algo pelo que cantar

"Algo pelo que cantar" (no original: Something to sing about) é uma das canções do episódio musical de Buffy the Vampire Slayer, Once More With Feeling.

Após se sacrificar para salvar o mundo no final da quinta temporada, Buffy é trazida de volta à vida por seus amigos, que temiam que ela estivesse presa em alguma dimensão infernal devido às circunstâncias de sua morte. O que ninguém poderia imaginar é que, na verdade, a Caçadora tinha sido levada para um plano superior, de paz e tranquilidade. O choque de ser arrancada de tal paraíso pelos próprios amigos - por mais que tivesse sido com a melhor das intenções - fez com que Buffy se afastasse da realidade. Embora aparentemente bem, tudo não passava de uma encenação, uma tentativa de que seus amigos não soubessem o que tinham feito realmente, o que os deixaria arrasados. Mas quando alguém inadvertidamente invoca um demônio que influencia as pessoas a cantarem seus segredos mais íntimos, toda essa farsa acaba ruindo.


BUFFY:

Life's a show
And we all play our parts
And when the music starts
We open up our hearts

It's all right
If some things come out wrong
We'll sing a happy song
And you can sing along

Where's there's life
There's hope, everyday's a gift
Wishes can come true
Whistle while you work
So hard all day
To be like other girls
To fit in in this glittering world

Don't give me songs
Don't give me songs

Give me something to sing about
I need something to sing about

Life's a song
You don't get to rehearse
And every single verse
Can make it that much worse

Still, my friends don't know why I ignore
The million things or more
I should be dancing for

All the joy, life sends
Family and friends
All the twists and bends
Knowing that it ends
Well, that depends
On if they let you go
On if they know enough to know
That when you've bowed
You leave the crowd

There was no pain
No fear, no doubt
'Till they pulled me out
Of Heaven
So that's my refrain
I live in Hell
'Cause I've been expelled
From Heaven
I think I was
In Heaven

So, give me something to sing about
Please
Give me something

SPIKE:
Life's not a song
Life isn't bliss
Life is just this
It's living
You'll get along
The pain that you feel
You only can heal
By living
You have to go on living
So one of us is living

DAWN:
The hardest thing in this world is to live in it.

BUFFY:
A vida é um show
E todos fazemos nossos papéis
E quando a música começa
Abrimos nossos corações

Está tudo bem
Se algo sai errado
Cantaremos uma canção feliz
E você pode cantar junto

Onde há vida
Há esperança, todo dia é um dom
Desejos podem se tornar realidade
Assobie enquanto você trabalha
Tão duro o dia todo
Para ser como as outras garotas
Para se encaixar neste mundo brilhante

Não me dê canções
Não me dê canções

Dê-me algo pelo que cantar!
Preciso de algo pelo que cantar!

A vida é uma canção
Que você não pode ensaiar
E cada simples verso
Pode torná-la bem pior

Ainda assim, meus amigos não sabem por que ignoro
O milhão de coisas ou mais
Pelo que eu deveria estar dançando

Toda a alegria, a vida manda
Família e amigos
Todas as voltas e curvas
Sabendo que ela termina
Bem, isso depende
Se eles te deixam ir
Ou se sabem o bastante pra saber
Que quando você se curva
Você deixa a multidão

Não havia dor
Nem medo, nem dúvida
Até eles me puxarem pra fora
Do Paraíso
Então este é meu refrão
Eu vivo no inferno
Porque fui expulsa
Do Paraíso
Eu acho que estava
No Paraíso

Então dê-me algo pelo que cantar!
Por favor
Dê-me algo...

SPIKE:
A vida não é uma canção
A vida não é só felicidade
A vida é apenas isto:
É viver

Você vai superar
A dor que você sente
Você só pode curar
Vivendo
Você tem que continuar vivendo
Então um de nós estará vivendo

DAWN:
A coisa mais difícil neste mundo
É viver nele.

Às vezes, nós passamos por experiências terríveis na vida. Não poucas delas, causadas pelas pessoas que mais amamos.

Como disse o beato Pier Giorgio Frassati, "Viver sem uma fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar a Verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive". Isso quer dizer que, por mais dolorosa que seja a nossa vida, se tivermos um ideal, se tivermos "algo pelo que cantar", conseguiremos superar.

Você, jovem, que está sofrendo, que está passando por um momento de dor, lembre-se disso. Todos temos algum ideal, por menor que seja. Então agarre-se a ele! Não deixe ninguém roubá-lo de você! Pois só quando isso acontecer é que você estará derrotado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário