segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Descansar em paz

Descansar em Paz (no original: Rest in Peace) é uma das músicas do episódio especial Once More, With Feeling, da sexta temporada de Buffy the Vampire Slayer. É uma declaração de Spike para Buffy. Segue o vídeo e a letra da canção:

I died
So many years ago
But you can make me feel
Like it isn't so
And why you come to be with me
I think I finally know
Mmmm

You're scared
Ashamed of what you feel
And you can't tell the ones you love
You know they couldn't deal
Whisper in a dead man's ear,
It doesn't make it real

That's great—
But I don't want to play
'Cuz being with you touches me
More than I can say
But since I'm only dead to you
I'm saying stay away
And let me rest in peace

Let me rest in peace
Let me get some sleep
Let me take my love and bury it
In a hole six foot deep
I can lay my body down
But I can't find my sweet release
So, let me rest in peace

You know, you've got a willing slave
And you just love to play the thought like you might misbehave
But 'til you do
I'm telling you
Stop visiting my grave
And let me rest in peace

I know I should go
But I follow you like a man possessed
There's a traitor here beneath my breast
And it hurts me more than you've ever guessed
If my heart could beat, it would break my chest
But I can see you're unimpressed
So, leave me be

And let me rest in peace
Let me get some sleep
Let me take my love and bury it
In a hole six foot deep
I can lay my body down
But I can't find my sweet release
Let me rest in peace
Why won't you let me rest in peace?



A tradução, para quem (com razão) não confia no Google:

Eu morri
Tantos anos atrás
Mas você me faz sentir
Como se não fosse assim

E por que você vem ficar comigo
Eu acho que finalmente entendo
Mmmm



Você está com medo
Envergonhada do que sente

E não pode contar àqueles que ama
Sabe que não poderiam lidar

Sussurrar no ouvido de um homem morto,

Isso não torna real


Isso é ótimo,
Mas eu não quero jogar
Porque estar com você me toca
Mais do que eu posso dizer
Mas já que estou apenas morto para você
Eu estou dizendo que fique longe
E deixe-me descansar em paz



Deixe-me descansar em paz
Deixe-me dormir um pouco
Deixe-me pegar o meu amor e enterrá-lo

Sob sete palmos de terra

Eu posso deitar meu corpo
Mas eu não posso encontrar minha doce libertação
Então, deixe-me descansar em paz



Você sabe, você tem um escravo voluntário

E você ama brincar com a ideia de que possa se comportar mal

Mas até você fazer isso
Eu estou lhe dizendo
Pare de visitar o meu túmulo
E deixe-me descansar em paz



Eu sei que deveria ir
Mas eu sigo você como um homem possuído
 um traidor aqui debaixo do meu peito
E isso me machuca mais do que você já imaginou
Se meu coração batesse, quebraria o meu tórax
Mas eu posso ver que você não está impressionada
Então, deixe-me ser



E deixe-me descansar em paz
Deixe-me dormir um pouco
Deixe-me pegar o meu amor e enterrá-lo
Sob sete palmos de terra
Eu posso deitar meu corpo
Mas eu não posso encontrar minha doce libertação


Deixe-me descansar em paz
Porque você não vai me deixar descansar em paz?

Trata-se de um sentimento um tanto quanto confuso, se formos analisar bem. Desde a quarta temporada, quando teve um chip implantado em seu cérebro, que o impedia de fazer qualquer tipo de mal a seres humanos, Spike se tornou obcecado por Buffy, a qual, por sua vez, acaba encontrando um certo conforto ao lado do vampiro. Apesar de ambos saberem que nada de bom poderia surgir dessa relação, como fica claro em um certo episódio posterior, eles insistem em continuar.

Acho que em algum momento da vida, todos nós nos identificamos com isso. Os seres humanos costumam ter a mania de querer alcançar o inalcançável. Especialmente se isso for algo que envolva outro ser humano. Mas é preciso tomar cuidado com esse sentimento, pois ele pode acabar se voltando contra a própria pessoa. E por mais que nós queiramos nos afastar disso, por mais que saibamos que é errado, que não tem como dar certo, acabamos procurando nos aprofundar ainda mais. E quanto mais nos aprofundamos, mais afundamos, pois depois de um ponto se torna extremamente difícil retornar.


A juventude, em particular, é a época em que esses sentimentos se tornam mais intensos, e portanto, mais difíceis de se distinguir. Conhecemos uma pessoa, fazemos de tudo para estar junto, e quando estamos, não pensamos em mais nada. Mas será que esse relacionamento realmente vai dar certo?


Claro, não é possível saber com certeza até tentar. Mas às vezes é tão óbvio que chega a ser ridículo. Como uma Caçadora e um vampiro sem alma, ou até mesmo com alma, já que a relação de Buffy e Angel nunca foi totalmente boa também - mas isso é outro assunto.


Acho que apenas ouvindo essa música é possível ter uma ideia do que eu estou tentando dizer. Spike até faz jus ao seu apelido, agindo como um cãozinho que não faz nada a não ser abanar o rabinho para a dona, mesmo que ela lhe bata. Infelizmente, é difícil perceber a mesma situação quando somos nós que passamos por ela. 


Enfim, vamos prestar um pouco mais de atenção aos nossos sentimentos ou corremos o risco de confundir amor com obsessão. E aí estaremos tão mortos quanto o próprio Spike. Mais até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário