quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Kirby

Kirby (pronuncia-se "Kãrbi" - no Japão, カービィ, "Kaabii") é o principal protagonista da série de videogames da Nintendo criada por Masahiro Sakurai e desenvolvida pela HAL Laboratory. Sua primeira aparição foi em 1992, no jogo Kirby's Dream Land para o GameBoy. Desde então, o personagem tem sido utilizado em vários outros games, bem como propagandas, um mangá e até mesmo uma série de anime.


Kirby vive no planeta Pop Star, mais especificamente na região do planeta conhecida como Dream Land. Apesar do nome, Dream Land nem sempre é exatamente a "Terra dos Sonhos", já que muitos vilões constantemente pretendem dominar o lugar. Felizmente, os habitantes sempre podem contar com a ajuda de Kirby, que não perde tempo para enfrentar qualquer um que ameace sua terra e seus amigos.
Podemos dizer que a pricipal arma de Kirby em suas aventuras, por incrível que pareça, é seu estômago. Com a capacidade de "aspirar" praticamente qualquer coisa que esteja à sua frente, Kirby pode engolir inimigos e copiar seus poderes, adaptando-se a virtualmente qualquer situação. Se houver, por exemplo, um canhão que precise ser aceso, basta copiar uma habilidade de fogo. Para alcançar lugares altos mais rapidamente, sem precisar voar, pode-se engolir um inimigo que tenha a habilidade Hi-Jump. Para esmagar interruptores, usa-se a habilidade Hammer. Para cortar cordas que prendem alguma plataforma, Cutter ou Sword. E assim por diante. Por isso, também podemos dizer que a principal arma de Kirby em suas aventuras é a sua capacidade de adaptação.

Diante disso, eu faço a pergunta: qual é a sua Dream Land, a sua "Terra dos Sonhos"? Em outras palavras, qual é o seu maior objetivo de vida? Pense nisso.

Pensou? Agora pense: quais são os obstáculos que o impedem de alcançar esse objetivo, esse sonho? E como você tem se adaptado para superar esses obstáculos?

É triste saber que há muitas pessoas que desistem de seus sonhos porque não conseguem - ou pior ainda, não querem se adaptar. Acham que é o mundo que precisa se adaptar a elas, às suas próprias vontades, limpando o caminho de todos os obstáculos que ele tenha. E quando isso não acontece, simplesmente se revoltam, jogam tudo para o alto e passam a agir como verdadeiros carrascos para aqueles que conseguiram se adaptar - considerando-os como "vendidos" ou "fracos" apenas por terem se ajustado, por terem abandonado o "velho estilo" em vez de "resistir".

Mas fica aqui a questão: quem é o mais fraco? Aquele que simplesmente não dá o braço a torcer e acha que o mundo deve concordar com ele... ou aquele que consegue superar o próprio orgulho, a própria vontade, e como o Kirby, até a própria identidade a fim de no final alcançar a Terra dos Sonhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário