sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Gema de Amarra

A Gema de Amarra é uma jóia mística que aparece nas séries Buffy the Vampire Slayer e Angel. Trata-se de um anel com a capacidade de tornar qualquer vampiro que o use totalmente invulnerável.

A jóia aparece pela primeira vez no episódio The Harsh Light of Day, da quarta temporada de Buffy. Aqui, o vampiro Spike retorna a Sunnydale em busca da pedra e a encontra enterrada debaixo da universidade onde Buffy, Willow e Oz acabaram de ingressar. De posse da Gema, Spike decide testar seus supostos poderes saindo para caçar no campus em plena luz do dia. O anel se prova extremamente útil, já que não apenas torna o vampiro imune aos raios do sol, como também lhe permite lutar contra a Caçadora sem precisar se preocupar com uma possível estaca no coração.

Felizmente, Buffy consegue arrancar o anel do vampiro, forçando-o a fugir para os esgotos. Depois disso, decide enviar a Gema para seu ex-namorado (e vampiro-amaldiçoado-com-alma-humana-que-o-faz-buscar-redenção-por-seus-crimes-passados) Angel.

A história continua em Los Angeles, no episódio In the Dark, da primeira temporada de Angel.


Tendo um compromisso na cidade, Oz se oferece para entregar o anel. Sem desconfiar, porém, o jovem guitarrista é seguido por Spike, que está mais disposto do que nunca a recuperar a jóia. Para isso, ele contrata Marcus, um vampiro torturador profissional para forçar Angel a revelar onde escondeu a Gema.

Embora o bom vampiro resista bravamente à tortura, seus parceiros Cordelia e Doyle decidem entregar o anel em troca da liberdade do amigo. Mas Spike é traído por Marcus, que foge com a jóia em busca de vítimas - ele possui preferência por crianças, e como é relativamente difícil encontrá-las durante a noite...

Resgatada por Oz, a equipe de Angel sai em perseguição a Marcus e o encontra à beira de uma praia, observando um grupo de escoteiros ao lado de uma barraca de venda. Oz atinge Marcus com sua van, lançando-o para longe enquanto Angel sai para lutar contra ele, entrando em combustão no momento em que a luz do sol toca sua pele. Felizmente, ele consegue levar a batalha para um local sombreado, embaixo de um pier, onde empala Marcus com uma viga de madeira. A Gema, porém, protege o vampiro, mas só até Angel retirá-la à força de seu dedo, resultando em morte instantânea para o torturador. De posse do anel, Angel caminha para seus amigos, experimentando o calor do sol pela primeira vez em mais de duzentos anos.

Mais tarde, no terraço de seu prédio, Angel observa o pôr-do-sol, enquanto revela a Doyle que ele decidiu não ficar com o anel. O vampiro tenta explicar que a Gema de Amarra apenas parece ser a redenção que ele procura, e que de alguma forma, se ele ficasse com ela, acabaria se afastando das várias pessoas que necessitam de um campeão para defendê-las. Quando o último raio de sol desaparece, Angel retira o anel e o esmaga com um tijolo, fazendo-o em pedaços.

Assim como Angel, todos nós, cristãos, estamos numa busca incessante pela nossa redenção. E assim como ele, também precisamos muitas vezes fazer sacrifícios para que possamos alcançá-la.

No caso dele, esse sacrifício foi a perspectiva de se tornar literalmente imortal. Poder andar à luz do sol como qualquer um, levar uma vida mais normal. Até mesmo, poder ajudar mais pessoas. Tenho certeza que Angel pensou em tudo isso. Mas ele também sabia que a Gema, embora trouxesse benefícios, também traria coisas ruins. Imaginem se Angel revertesse para sua personalidade maligna, Angelus, de posse da Gema. Um dos vampiros mais terríveis e cruéis de que se tem notícia, que dizimava famílias inteiras apenas por diversão. Invulnerável. Certamente foi uma decisão difícil. Mas necessária. Quais são os sacrifícios que você ainda precisa fazer?

Também é possível analisar a Gema de Amarra sob outra perspectiva. Ela representa para Angel uma espécie de salvação, uma recompensa por tentar reparar os erros de seu passado. A Gema é como um símbolo, um sinal de que ele tinha cumprido sua missão. Com isso, havia o perigo de ele se desinteressar. De achar que já tinha feito tudo, e consequentemente, não fazer mais nada. Apenas curtir a vida, com a certeza de que esta estaria "garantida" pelo poder da jóia.

Nós também recebemos essa salvação, representada pela Gema de Amarra. Para nós, ela não precisou ser merecida, mas foi gratuita. Cristo, que morreu na cruz para nos salvar, nos garantiu a vida. Mas infelizmente, muitos de nós temos visto isto como um sinal de que não precisamos mais fazer nada. De que no máximo basta "acreditar" e pronto. Podemos curtir a nossa vida com a certeza de que ela também está garantida. E não é bem assim. Da mesma forma que Angel, se tivesse mantido o anel, ainda precisaria continuar sua missão, nós precisamos continuar a nossa. Mais ainda: da mesma forma como Angel precisaria usar seu "presente" para ir ainda mais longe em sua missão, nós precisamos usar o nosso. Qual é o nosso presente? A vida. A inteligência. Acima de tudo, a liberdade. E como temos usado esse presente? Como temos usado a nossa vida, a nossa inteligência, a nossa liberdade? Os dons particulares que Deus dá a cada um de nós?

Pensemos, portanto, nesses dois pontos:

  1. O que precisamos sacrificar em nossa vida para chegarmos à redenção?
  2. Como temos utilizado os vários e vastos dons que recebemos de Deus?
Ótimo fim de semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário